Cuidados com a pele no Inverno

No inverno as temperaturas tendem a baixar, e a nossa tendência é sempre nos aquecer ! Recorremos a banhos mais quentes, estamos constantemente expostos ao ar seco e vento gelado. Esses três fatores influenciam muito o aspecto da nossa pele.

Outros fatores presentes o ano inteiro são: a radiação solar e a poluição, juntos deixam a pele mais sensível e contribuem para o envelhecimento.

Cuidados com a pele no inverno e no ano todo: Limpeza (higienização), tonificação hidratação e proteção solar.

Dica: Evite banhos muito quentes !

banho quente. Fonte (google imagens).
banho quente. Fonte (google imagens).

Principalmente como na imagem acima: evite ! não coloque o rosto diretamente na água quente. A água quente faz com que a pele fique ressecada, deixando-a mais sensível. Uma dica é tomar banho com a água morna, e lavar o rosto antes do banho, ou higienizar o rosto com leites de limpeza, água micelar, e no banho evitar esfregar e ficar muito tempo em contato com a água.

Outra dica importante:

Hidratação da pele (hidratação noturna)

hidratação da pele. Fonte (google imagens).
hidratação da pele. Fonte (google imagens).

A hidratação da pele tanto do rosto, como do corpo é indispensável, por conta dos fatores: banho quente, poluição e vento gelado. A hidratação vai retirar o aspecto craquelado da pele, vai proteger também. A hidratação da pele no período noturno é ideal, a noite nós descansamos, é onde nossa pele absorve todos os nutrientes, substâncias hidratantes, faça o teste: use sérum, ou cremes hidratantes, ou brumas hidratantes você vai perceber uma pele muito melhor pela manhã.

Durante o dia:

Use o Protetor solar

FPS. Fonte (google imagens).
FPS. Fonte (google imagens).

Mesmo no inverno a radiação solar está presente, mesmo nos dias de chuva, ou nublados. A radiação solar afeta a saúde, na pele causa manchas, o envelhecimento precoce, deixando a pessoa mais vulnerável a desenvolver câncer de pele. Usar protetor solar é uma questão de saúde, prevenção.

Tem um post aqui no blog sobre FPS leia mais: http://www.esteticanomundo.com.br/voce-sabe-o-que-e-fps/

Outra dica importante:

Use de preferência maquiagens hidratantes:

maquiagem. Fonte (google imagens).
maquiagem. Fonte (google imagens).

Prefira as maquiagens mais hidratantes, como no inverno o tempo fica mais seco, a nossa pele pede mais hidratação, evite usar produtos em pó, eles craquelam mais no frio, deixa nossa pele mais seca. Claro que não são todas as peles que podem usar cremes hidratantes, nem bases tão hidratantes, por exemplo: peles mais oleosas, ou com acne.

A sugestão para essas peles é a utilização de séruns. Mas, para a recomendação de produtos específicos, dependendo do seu tipo de pele busque sempre a orientação de um médico dermatologista, os profissionais esteticistas podem contribuir com orientações, e realizar uma limpeza de pele profunda, que irá ajudar muito na recuperação da sua pele, removendo oleosidade, retirando impurezas.

 

Só para não esquecer: Cuidados com a pele no inverno e no ano todo: Limpeza, tonificação hidratação e proteção solar.

Fonte: Guia de produtos cosméticos Tereza Rebello Editora Senac – Pele Estrutura Propriedades e Envelhecimento Maria Inês Nogueira de Camargo Harris. Editora Senac.

Espero que você tenha gostado do tema !

Um super abraço, até a próxima dica !

Curta a página no facebook e fique por dentro:

http://www.facebook.com/esteticanomundo

Siga também no Intagram: @esteticanomundo

Postado por:

 

 

Por: Elaine Lima – Tecnóloga em cosmetologia e estética, pós-graduada em Docência no Ensino Superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *