Postura Profissional do Esteticista para cada tipo de cliente

A dica de hoje é sobre a Postura Profissional que o Esteticista deve ter para cada tipo de cliente:

Esteticista fonte: (google imagens)

Quando falo sobre Postura Profissional quero me referir ao comportamento profissional, e não a diferenciação de clientes ou de tratamentos. Ter um corportamento correto perante o seu cliente transmite à ele segurança. Mas é possível agradar a todos os clientes? Não, nem sempre !

Mas para conseguir fidelizar e atender cada um conforme a sua necessidade, é preciso saber lidar com os diferentes tipos de clientes…

Na Estética iremos nos deparar com clientes: Agressivos, Arrogantes, Carentes, Compulsivos, Depressivos, Desconfiados, Impulsivos, Com baixo ou alto potencial de compra.

Como profissional Esteticista é preciso identificar o perfil do cliente, para atendê-lo da melhor maneira possível.

SPA fonte: (google imagens)
SPA fonte: (google imagens)

Clientes Jovens – Não estão muito acostumados ao toque, quando são de classe média alta, costumam ser fechados e irritados. Algumas vezes indecisos.

Dica: Escolha tratamentos rápidos, que possa atender suas necessidades, aliviar o stress, melhorar a pele. E ofereça-os de forma clara e objetiva.

 

 

Se o cliente for agressivo – Dica: ele escolhe o tratamento, primeiro ouça o que ele quer fazer, depois explique com clareza sobre o tempo, o que será feito e valores.

 

Pessoa snob (fonte: google imagens).

 

 

Cliente Pedante – “se acha”, se mostra. Geralmente são pessoas que não tem muito carinho, afeto. Seu coração está nas coisas materiais, no fundo são inseguros. Dica: trate-os com amor, sem intimidade.

 

 

 

Cliente desconfiado –  quer saber de tudo. Dica:  explique tudo com detalhes e dê atenção.

Cliente impulsivo – tenha cuidado ! o cliente faz e outro paga. Dica: Fique atento ! pode ser que as vezes o “outro” não pague!

Cliente compulsivo –  tem mania de limpeza, tem medo de tudo. Dica: não feche a porta, deixe sempre um ambiente seguro e tranquilo para ele.

presente (fonte: google imagens).
presente (fonte: google imagens).

 

Agrado não é uma coisa que deve ser feita sempre. Dica: aproveite datas especiais para usar como pretesto.

Valorize seu trabalho e valorize o seu cliente.

Ah, só para não esquecer: o cliente sempre tem razão!.

 

 

 

O melhor cliente é aquele que fecha os pacotes, os realiza e sai feliz, satisfeito e ainda fala bem do seu trabalho.

 

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Por: Elaine Lima – Tecnóloga em cosmetologia e estética, pós-graduada em Docência no Ensino Superior.

 

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