Três erros de atendimento que todo Esteticista deve evitar

Três erros de atendimento que todo Esteticista deve evitar

No post anterior escrevi sobre a postura profissional do Esteticista para cada tipo de cliente, se você não leu, leia aqui: http://www.esteticanomundo.com.br/postura-profissional-do-esteticista-para-cada-tipo-de-cliente/

Hoje quero dar dicas para que você, profissional da estética, evite os 3 erros mais comuns de atendimento.

Se perguntarmos para os clientes quais os tipos de estresse que eles já passaram em salões de beleza ou clinicas de estética, a resposta será algumas dessas abaixo:

“Esperei muito para ser atendida, cheguei no horário mas, literalmente tomei um chá de cadeira”.

“A pessoa que estava me atendendo, simplesmente parou varias vezes para responder mensagens no celular”.

“Mudei de profissional, porque a que me atendia não fazia o tratamento direito, parece que não tinha muita atenção, não me passava segurança”.

“Eu gosto muito da profissional que me atende, o problema é que ela faz tudo sozinha, e para muitas vezes o meu atendimento pra atender o telefone”.

Esses são só alguns depoimentos de clientes… Só de ler podemos ter uma idéia, do quanto são desagradáveis essas situações.

Veja agora três erros de atendimento que todo Esteticista deve evitar:

gatos no spa. fonte: google imagens
gatos no spa. fonte: google imagens

Erro 1 – Chegar atrasada para o atendimento do seu cliente.  Alguns clientes tem problema com horário, eles podem se atrasar, todo atendimento tem, ou pelo menos deve ter tolerância, quanto ao horário. Geralmente as clínicas dão tolerância de 15 minutos. Atenção, essa regra é para o cliente, você profissional deve chegar antes, se algum imprevisto acontecer comunique. É desagradavel para o cliente ficar te esperando.

Esse atraso pode interferir no desempenho do seu protocolo, alguns profissionais fazem o atendimento mais rápido, evite fazer isso. O cliente irá perceber. Mesmo que você siga atrasando 10 minutos a sessão dos outros clientes, continue atendendo da maneira que você sempre atende, com respeito, seriedade e tranquilidade.

Erro 2 – Não dar atenção ao cliente –  muitos clientes quando chegam para serem atendidos, estão preocupados com o horário, então eles entram na sala, já vão se despindo e deitam para a sessão, e alguns profissionais da estética imaginam que a atenção que o cliente precisa é só nesse primeiro momento. E não é bem assim.

A medida que o cliente relaxa, no final da sessão ele esta com a mente mais oxigenada, surgem as dúvidas, e em alguns casos os “desabafos” é neste momento que o profissional deve lhe dar mais atenção. É nesse momento que o profissional consegue até oferecer outros tratamentos e produtos home care. Então profissional: esteja atenta(o) !

Erro 3 – Não surpreender seu cliente – sabemos que quando um cliente fecha um tratamento de estética, ele tem uma expectativa de relaxar, de perder medidas, etc. Mas ao passar das sessões, muitas vezes o protocolo fica repetitivo…

Vá além ! No dia em que seu cliente estiver mais tenso, surpreenda-o. Use bolsa de água morna para realaxar a musculatura tensa. Use recursos como: aromaterapia em sua sala ou cromoterapia. Seja criativo e cuidadoso.

As vezes um toque especial conquista o cliente e o faz querer mais sessões.

 

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Por: Elaine Lima – Tecnóloga em cosmetologia e estética, pós-graduada em Docência no Ensino Superior.

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