Uso de água oxigenada na pele

Resolvi publicar esse post pois eu já ouvi algumas pessoas recomendarem o uso de água oxigenada na pele !

Como profissional estudiosa, inquieta e que ama a profissão eu discordo desse uso !  E vou explicar os motivos …

Dúvida, fonte: google imagens.
                          Dúvida, fonte: google imagens.

Antes de falar sobre o uso de água oxigenada na pele, gostaria de iniciar falando sobre o que é a água oxigenada e como ela age, tanto para descoloração do cabelo e pelos, como aquela água oxigenada que é utilizada em machucados.

Bom, o peróxido de hidrogênio, mais conhecido como água oxigenada (H202) tem muitas propriedades e benefícios, porém deve ser usada com precaução e de forma moderada. Esse tipo de produto não deve ser usado em grande quantidade, por ser instável e inclusive tóxico.

Sim !!! Eu já tive inflamação nas vias respiratórias: nariz e garganta ao abrir uma água oxigenada em sala de aula. E estava usano dos EPI’s (máscara descartável e luvas). Isso aconteceu porque os vapores do peróxido de hidrogênio causam irritação e inflamação das vias respiratórias;

Por isso além dos EPI’s é sempre necessário que o ambiente esteja bem arejado (ventilado).

Voltando as funções da água oxigenada (peróxido de hidrogênio), não deve ser usada como cosmético para a pele ! suas únicas funções são: descoloramento de cabelos e pelos, isso acontece porque ele quebra a melanina (substância que dá cor aos pelos e cabelos).

Mas esse clareamento que a água oxigenada faz nos cabelos e pelos não acontece na pele, nossa pele tem uma estrutura complexa que exerce diferentes funções.

Algumas funções da nossa pele:

  • Proteção contra agressões e agentes externos;
  • Controle da temperatura;
  • Barreira a prova d’água;
  • Manutenção da própria integridade e da integridade do organismo;
  • Absorção de luz ultravioleta, protegendo o organismo de seus efeitos nocivos;
  • Funções estéticas e sensoriais;
camadas da pele. Fonte: google imagens.
                                        camadas da pele. Fonte: google imagens.

As explicações detalhadas sobre as camadas da pele ficarão para um próximo post. A imagem acima mostra que nossa pele possui 3 camadas principais: Epiderme, Derme e Hipoderme ou Tecido subcutâneo.

No caso das manchas (melasma) por exemplo, se encontram na camada basal:

A melanina é produzida por meio de um processo bioquímico chamado melanogênese que acontece no interior dos melanócitos, células responsável pela produção de melanina, estes que compõem 13% do total das células da epiderme e estão localizados na camada basal. (isso também ficará para um futuro post sobre melanogênese)…

ou seja, como as manchas estão na camada basal (última camada da epiderme, próxima a derme, não é nessa imagem, mas em outra que tem todas as camadas da epiderme), não existe como clarear essa mancha de forma simples, é necessário estudo, avaliação profissional que analisa o fototipo cutâneo, possíveis causas da mancha, etc… tudo aquilo que já estudamos em nossa formação como profissional esteticista.

Então, desta forma são recomendados outros tratamentos estéticos, cosmetológicos para o tratamento de manchas na pele.

Nem mesmo a água oxigenada diluída em água, ou em versões mais suaves como a 10 volumes, não é recomendada para uso na pele (no rosto). Não é recomendado o uso de água oxigenada para o clareamento de manchas na pele ! Todas as águas oxigenadas oferecem riscos de irritação e queimaduras na pele.

_  _

Espero que tenha gostado do tema !

Fique alerta ! cuidado com receitas caseiras ! nunca teste em sua pele, principalmente do rosto. Procure sempre um profissional para cuidar da sua pele.

 

Links disponíveis para leitura:

Link com artigo acadêmico que explica mais sobre o peróxido de hidrogênio (água oxigenada).

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/27583/S0100-40422003000300015.pdf?sequence=1&isAllowed=y%2520Texto%2520do%2520site:

Site com opinião de uma profissional formada em química:

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/peroxido-hidrogenio-ou-agua-oxigenada.htm

Site com opinião médica:

https://medicoresponde.com.br/tag/mancha-na-pele/

 

 

Postado por:

 

 

 

Por: Elaine Lima – Tecnóloga em cosmetologia e estética, pós-graduada em Docência no Ensino Superior. Esteticista por Amor !